Pages

sábado, 27 de novembro de 2010

Dicas para emigrantes de primeria viagem em Londres


Aventurar-se para uma nova vida nem sempre é fácil e o imigrante que vem a Londres dever estar preparado para enfrentar dificuldades. O custo de vida é bem mais alto do que no Brasil, principalmente transporte e moradia. Para quem vem a Londres com a intenção de emigrar, sugiro antes tomar todas as informações a respeito de vistos, seja este de estudante ou de residencia.
O salario aqui em Londres é de no minimo de 5.93 libras por hora. Mas acreditem tem empresas que acordam salario por semana, e acabam pagando a metade do minimo nacional, então antes de aceitar um trabalho sempre procurar calcular as horas trabalhadas com o salario para não sair no prejuízo e trabalhar por menos do minimo estipulado pelo governo.
O transporte utilizando Bus pass ( passe de ônibus) custa 16.60 libras semanais, e acomodações aconselho para quem chega procurar um quarto para alugar e o valor são em torno de 60 a 70 libras por semana por pessoa. Aqui em Londres temos que nos acostumar a pensar por semana porque tudo é pago semanal, poucas pessoas preferem quinzenal. Quando forem alugar um quarto aqui temos que dar um calção que no minimo serão de 15 dias adiantados mas uma semana, a que vai morar, então tem que tem um dinheirinho extra para pagar 3 semanas como minimo adiantado.
Para procurar acomodações ou trabalhado aconselho um site muito utilizado aqui em Londres que é o gumtree.com, ai neste site pode tanto se encontrar trabalho, procurar quartos ou apartamentos para alugar, como deixar um anuncio se oferecendo para trabalhar.
Outra sugestão também é a de dar uma volta no bairro e ficar de olho nos anúncios de alugueis de quartos e ofertas de trabalho que são colocadas nos off license , vulgo chamado entre os brasileiros indianos.
Para quem chega a Londres e quer trabalhar e possui cidadania Europeia, aconselho:
A primeira coisa a fazer é procurar o Job centre local e verificar as ofertas de trabalho e também pedir um numero de contato para se pedir o insurance number, este é como nossa carteira de trabalho ai no brasil, sem isto não é possível encontrar trabalho aqui em Londres,
E o segundo passo procurar um banco para abrir uma conta, porque todos os pagamentos aqui são feito através de conta bancaria, sugiro ir aos bancos como natwest, barclays e Hsbc. Nestes bancos vão pedir comprovante de endereço e se você pode apresentar sua conta do Brasil, desde que tenha menos de 3 meses que mora aqui em Londres, então chegue e corra abrir uma conta, isso é muito importante. Se não fala inglês , tem algumas agencias que tem Brasileiros ou Colombianos trabalhando mas algumas exigem marcação de hora.
Umas das maneiras também de encontrar trabalho é através dos contatos, procure conhecer pessoas troque telefone e não tenha vergonha de pedir trabalho não !!! Tem muita gente que não ajuda, mas tem outros que são muitos prestativos então não custa tentar...
Hoje o mercado de trabalho esta mais exigente e com a chegada dos emigrantes do Leste Europeu, os trabalhos tem diminuído bastante, e também a crise tem afetado muito. Mas para aquele que fala inglês e tem curriculum pode sim encontrar um bom trabalho.
Para quem não tem faculdade e deseja começar de baixo aconselho a procurar as agencias de limpeza que sempre estão contratando gente, devido ao horário de trabalho, como estes trabalhos começam muito cedo entre as 5 e 6 horas da manha o numero de pessoas que fazem estes trabalhos e depois encontram outro é muito grande então sempre esta surgindo vagas. Mas é muito importante ter em mente que é necessário a conta de banco, muitos Manager dizem que não precisa e depois na hora de pagar ficam com o dinheiro dos coitados que trabalharam, então antes de procurar trabalho uma conta no banco e insurance number isto é essencial.
Muitos estudantes procuram trabalho como no McDonald , Primark, e cafeterias locais no bairro onde moram. O mais importante é encontrar trabalho e depois fixar residencia porque Londres é muito grande e aconselho a economizar no transporte e nas horas de translado.
O mais importante e não devemos esquecer é o idioma, antes de vir a Londres, faca um curso tente aprender palavras básicas e inglês de sobrevivência, ficando mais fácil também para procurar trabalho e não precisar depender de outros para traduzir o que já facilita muito a encontrar trabalho.
Desejo a todos os imigrantes uma boa sorte e espero ter ajudado !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário