Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Halloween


 A palavra Halloween em português seria o dia das Bruxas. Esta comemoração é tipica dos países Anglo-saxônicos como Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido e Irlanda tendo como base e origem as celebrações dos povos antigos. Existe um mito em relação ao nome desta festa que segundo os Celtas era Samhaim e que significava o fim do verão.
Já a Igreja católica dedicava um dia para festejar Todos os Mártires, passando depois a chamar-se Todos os Santos pelo papa Bonifácio. A origem pagã tem a ver com a celebração Celta o Samhaim e era conhecida como a festa dos mortos cuja festa era muito importante porque celebravam o que chamamos de céu e terra e diziam-se também que os espíritos dos mortos voltavam a seus antigos lares para guiar seus familiares até o outro mundo.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela inquisição com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos de fé .
Supondo que o por do sol do dia 31 de Outubro e 1° de Novembro ocorria a noite sagrada que no inglês significa Hallow evening – Hallowe'en - e ai a palavra Halloween . Hoje o Halloween seria o que chamamos de uma festa tradicional tipica a fantasia e mais popular entre as crianças, porque é um dia especial onde elas podem se disfarçar de monstros e fantasmas e esta festa é muito popular nos Estados Unidos onde as crianças vão batendo de porta em porta na casa dos vizinhos a procura de doces. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário