Pages

sábado, 27 de novembro de 2010

Dicas para emigrantes de primeria viagem em Londres


Aventurar-se para uma nova vida nem sempre é fácil e o imigrante que vem a Londres dever estar preparado para enfrentar dificuldades. O custo de vida é bem mais alto do que no Brasil, principalmente transporte e moradia. Para quem vem a Londres com a intenção de emigrar, sugiro antes tomar todas as informações a respeito de vistos, seja este de estudante ou de residencia.
O salario aqui em Londres é de no minimo de 5.93 libras por hora. Mas acreditem tem empresas que acordam salario por semana, e acabam pagando a metade do minimo nacional, então antes de aceitar um trabalho sempre procurar calcular as horas trabalhadas com o salario para não sair no prejuízo e trabalhar por menos do minimo estipulado pelo governo.
O transporte utilizando Bus pass ( passe de ônibus) custa 16.60 libras semanais, e acomodações aconselho para quem chega procurar um quarto para alugar e o valor são em torno de 60 a 70 libras por semana por pessoa. Aqui em Londres temos que nos acostumar a pensar por semana porque tudo é pago semanal, poucas pessoas preferem quinzenal. Quando forem alugar um quarto aqui temos que dar um calção que no minimo serão de 15 dias adiantados mas uma semana, a que vai morar, então tem que tem um dinheirinho extra para pagar 3 semanas como minimo adiantado.
Para procurar acomodações ou trabalhado aconselho um site muito utilizado aqui em Londres que é o gumtree.com, ai neste site pode tanto se encontrar trabalho, procurar quartos ou apartamentos para alugar, como deixar um anuncio se oferecendo para trabalhar.
Outra sugestão também é a de dar uma volta no bairro e ficar de olho nos anúncios de alugueis de quartos e ofertas de trabalho que são colocadas nos off license , vulgo chamado entre os brasileiros indianos.
Para quem chega a Londres e quer trabalhar e possui cidadania Europeia, aconselho:
A primeira coisa a fazer é procurar o Job centre local e verificar as ofertas de trabalho e também pedir um numero de contato para se pedir o insurance number, este é como nossa carteira de trabalho ai no brasil, sem isto não é possível encontrar trabalho aqui em Londres,
E o segundo passo procurar um banco para abrir uma conta, porque todos os pagamentos aqui são feito através de conta bancaria, sugiro ir aos bancos como natwest, barclays e Hsbc. Nestes bancos vão pedir comprovante de endereço e se você pode apresentar sua conta do Brasil, desde que tenha menos de 3 meses que mora aqui em Londres, então chegue e corra abrir uma conta, isso é muito importante. Se não fala inglês , tem algumas agencias que tem Brasileiros ou Colombianos trabalhando mas algumas exigem marcação de hora.
Umas das maneiras também de encontrar trabalho é através dos contatos, procure conhecer pessoas troque telefone e não tenha vergonha de pedir trabalho não !!! Tem muita gente que não ajuda, mas tem outros que são muitos prestativos então não custa tentar...
Hoje o mercado de trabalho esta mais exigente e com a chegada dos emigrantes do Leste Europeu, os trabalhos tem diminuído bastante, e também a crise tem afetado muito. Mas para aquele que fala inglês e tem curriculum pode sim encontrar um bom trabalho.
Para quem não tem faculdade e deseja começar de baixo aconselho a procurar as agencias de limpeza que sempre estão contratando gente, devido ao horário de trabalho, como estes trabalhos começam muito cedo entre as 5 e 6 horas da manha o numero de pessoas que fazem estes trabalhos e depois encontram outro é muito grande então sempre esta surgindo vagas. Mas é muito importante ter em mente que é necessário a conta de banco, muitos Manager dizem que não precisa e depois na hora de pagar ficam com o dinheiro dos coitados que trabalharam, então antes de procurar trabalho uma conta no banco e insurance number isto é essencial.
Muitos estudantes procuram trabalho como no McDonald , Primark, e cafeterias locais no bairro onde moram. O mais importante é encontrar trabalho e depois fixar residencia porque Londres é muito grande e aconselho a economizar no transporte e nas horas de translado.
O mais importante e não devemos esquecer é o idioma, antes de vir a Londres, faca um curso tente aprender palavras básicas e inglês de sobrevivência, ficando mais fácil também para procurar trabalho e não precisar depender de outros para traduzir o que já facilita muito a encontrar trabalho.
Desejo a todos os imigrantes uma boa sorte e espero ter ajudado !!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Casamento do Principe Willian

O que era boato já foi confirmado, para a tristeza de muitas fãs o príncipe William ( filho mais velho do Príncipe Charles com a princesa Diana),vai se casar em 2011. Para aqueles que ainda não sabem a pretendente se chama Kate Middleton, segundo os tabloides inglês ele pediu a mão da sua atual namorada Kate em uma recente viagem que fizeram juntos para o Kenia.
William e Kate se conheceram quando o príncipe comprou um bilhete no valor de 200 Libras num show estudantil beneficente. Kate desfilou com um vestido preto transparente deixando aparecer sua roupa interior.


Os dois estudaram Historia na universidade de ST Andrews , e o príncipe William posteriormente mudou seu curso para geografia.
A família real já foi informada do noivado e já se demonstraram muitos felizes com a noticia.
Kate é filha de um milionário que fez sua fortuna vendendo roupas e baloes para festas infantil no Reino Unido. Ela já conquistou a simpatia de muitos sendo considerada uma jovem muito bem educada e inteligente.
William presenteou a noiva com o anel de noivado que foi da sua mãe princesa Diana, em homenagem a falecida. Disse em seu discurso de comunicado de noivado a imprensa que Katie é importante para ele assim como foi sua mãe. Ainda não se sabe onde sera realizada a cerimonia do casamento, mas já se especulam que o casamento vai custar aos Britanicos cerca de 40 mil dólares, em tempos de crise já começaram os comentários maldosos. Mas acredito que ainda teremos que aguardar para saber realmente o que vai acontecer.

domingo, 14 de novembro de 2010

Comprar em charity shop

Charity in London

Comprar roupas usadas em lojas de segunda mão popularmente conhecidas como charity shop, as vezes pode ser muito vantajoso. Em esta lojas é possível compramos roupas de marca em perfeito estado e ate roupas novas que nunca foram usadas a preços atrativos.
Confesso que quando cheguei aqui eu achava estranho comprar roupas usadas e muitas vezes sentia ate um pouco de nojo, mas hoje penso o contrario e não penso duas vezes em entrar numa charity para ver o que tem disponível no estoque .
Quando passei a observar o porque dos Ingleses comprarem em charity shops ( lojas de caridade), cheguei as seguintes conclusões :
Eles compram para ajudar os mais necessitados e também é uma maneira de poluir menos, reutilizando uma roupa que iria ser jogada no lixo ou que talvez estaria encostada no guarda roupa, significa menos matéria prima necessária para a produção de outra peça alem de contribuir para o meio ambiente podemos também ajudar as ONG.
Se pararmos para pensar o mundo hoje é muito consumista, compramos por comprar e para andar na moda. Mas já chegou o momento de pensar, temos que deixar de viver essa cultura capitalista e passar a reciclar mais. Desde a roupa e sapatos que não usamos mais, ao invés de jogar no lixo , deixar isto numa charity ou em contentores especias que tem espalhado pela cidade de Londres.
Vamos pensar mais no futuro e tentar ajudar o meio ambiente , poluindo menos e também ajudando os que necessitam. Por isso vamos ajudar as charitys não só comprando  como também doando.

Essa foto nos faz pensar e refletir na realidade de outras pessoas que estão fora do nosso entorno. Temos que tomar uma atitude . 
Precisamos mudar nossa maneira de pensar e deixarmos de sermos egoistas, e cada vez que decidirmos jogar uma roupa ou sapato no lixo devemos lembrar desta foto e pensar que uma pessoa em algum lugar vai ficar feliz em usar.

sábado, 13 de novembro de 2010

Viajar por Europa de trem


Viajar por Europa de trem é fácil, rápido e cômodo. Os trens que saem de Londres saem da estacão internacional de King Cross Sant Pacras,( International Rail Station). Para se chegar a esta estacão aconselho o metro da  Piccadilly line ( linha de Piccadilly), que liga diretamente na estacão Internacional, mas as esta estacão também tem conexão com as linhas de Hammersmith and city, Victoria line, Metropolitan e Circle line.
Da estacão Internacional King Cross Sant Pacras saem trens diários com destino a Paris ( com parada no centro da cidade e outra parada na Dineysland), A Bruxelas e Amsterdam.
Saindo de Londres até Paris, o trem é direto e a viagem dura cerca de 2h e 25minutos, Bruxelas o tem direito gasta cerca de 2h e 09 minutos ate o centro de Bruxelas e Amsterdam( tem que fazer troca de trem, ou ir ate Bruxelas e depois pegar outro trem com destino a Amsterdam). Em geral a viagem é rápida e super comoda, e um bom momento para relaxar e ler um livro.
Os bilhetes podem ser comprados por internet no site www.eurostar.com e com mais antecipação melhor pois saem com preços mais atrativos. Os trens possuem restaurantes , banheiros e também facilidades para cadeiras de rodas. Para aqueles que viajam com pouco dinheiro aconselho a levar um lanche porque comprar comida no trem sai um pouco mais caro.
Existem também um passe que se chama Global passe que é valido para 30 países aqui na Europa, este passe pode ser comprado por 15 dias, 20 dias contínuos, e validade máxima de um mês. O único problema é que esse passe só pode ser utilizado para residentes na Europa e também não vale desde o pais de origem. No caso se você sai de Londres teria que pagar um bilhete de ida e volta ate Paris por exemplo e depois continuar a viagem nos outros países e cidades da Europa.
Pontualidade Britânica é essencial na hora do embarque e procurar sempre chegar uns 40 minutos antes do embarque, para fazer a passagem na imigração é imprescindível sempre ter o passaporte e bilhete de embarque em mãos. Para efetuar um embarque mais rápido procure não levar objetos cortantes, separar maquiagem e líquidos com menos de 50 ml num saco plastico transparente , usar sapatos fácil de descalçar caso tenha que retirá-los para passar pelas portas magnéticas.
E o resto é só curtir a viagem!!!


domingo, 7 de novembro de 2010

Tour por Londres

Londres é uma cidade muito bonita e que tem muito para mostrar. Um mês confesso que não sera suficiente para conhecer toda a cidade mas uma visita aos pontos principais sim é possível. Aqui vou dar algumas dicas para aqueles que vem pela primeira vez a Londres: vamos começar para quem vem de avião e chega no Heathrow airport ( aeroporto de Heathrow) este aeroporto fica localizado numa aérea mais perto do centro de Londres . Para vir deste aeroporto até o centro da cidade existe um serviço de trem expresso que leva até Paddigton Station ou Victoria Station estas duas são estações centrais em Londres optando por este Trem sai mais barato comprar o bilhete de ida e volta , exite também uma opção mais barata que é o metro que neste caso seria a Piccadilly Line que sai do Heathrow e vai ate cockfoster passando pelo centro de cidade e interliga com outras linhas de metro e também com o London overground ( trem) . Para quem vem de outros aeroportos como Gatwick, Stansted estes dois oferecem um serviço de trem expresso que funciona 24 horas e também convêm comprar o bilhete de ida e volta mas atenção se comprar na maquina tome atenção porque tem um bilhete de ida e volta mas o retorno é para o mesmo dia então esta opção é mais barata mas se não for utilizado no mesmo dia fica invalido o retorno , é melhor ficar atento e comprar o bilhete certo. O aeroporto de Luton tem um sistema de trem expresso e metro. Existe também uma outra opção que pode ser comoda e mais barata que é comprar um bilhete de ônibus de uma companhia que se chama easybus www.easybus.co.uk é a mesma da easyjet (aerolinha de baixo custo) , cujos bilhetes saem bem em conta chegando as vezes ate ser a metade do preco do bilhete de trem e eles oferecem uma grande variedade de horários desde o centro ate o aeroporto como vice e versa. Estes bilhetes são vendidos somente por internet e devem ser imprimido o comprovante de compra sendo esse a passagem de embarque.
Bom chegando ao centro de Londres é hora de procurar um lugar para ficar. As acomodações aqui são um pouco caras então aconselho a fazer reservas com antecipação e procurar os hostel que são uma espécie de albergues aqui na Europa, sendo esta uma opção mais barata.
Agora vamos começar um pequeno Tur por Londres. Aconselho a todos a começar pela zona central e dai ir se movimento , aqui o transporte é caro e a melhor opção é comprar um cartão de transporte que se chama Oyster card e depois carregá-lo com o passe semanal de ônibus e custa 16.60 libras. Esse cartao pode ser adquirido nas estações de metro e nos comercios com um simbolo azul escrito Oyster e esse cartão vale por uma semana e pode ser usado quantas vezes quiser ou seja pegar quantos ônibus quiser e usar a qualquer horário. Tem algumas pessoas que preferem andar de metro porque é mais rápido mais eu não aconselho para quem esta de turismo afinal andar de ônibus permite conhecer um pouco mais da cidade sem falar que fica bem mais caro o passe de metro.

Bom agora que já tem o passe podemos comecar o passeio.
O centro comercial de Londres esta localizado numa rua famosa que se chama Oxford street , essa rua é muito movimentada e ali encontramos de tudo desde grifes famosas ate roupas a preços populares. Caminhando por essa rua encontraremos uma estacão de metro muito conhecida e famosa que se chama Oxford Circus também uma referencia no roteiro turístico de Londres.
Aconselho a todos a comprar um pequeno guia das ruas para facilitar o passeio aproveitando assim o máximo cada minuto . Piccadilly Circus também é muito bonito de se ver, mas aconselho a ir pela noite onde podemos desfrutar de uma visão da noite Inglesa já que nesta área exitem muitos bares e discotecas e para quem gosta de balada não deve deixar de passar por lá e no Soho que é um bairro alternativo. Por Piccadilly ainda de uma passadinha no bairro chines que se chama China Town onde na rua principal esta decorada no estilo oriental e também para saborear a comida chinesa ou japonesa.Existe tambem uma opção de comida japonesa barata que eu aconselho de um restaurante que se chama wasabi, existe uma variedade de pratos mas o difícil é encontrar um lugar pra setar mas como aqui em Londres é muito comum se comer nas ruas porque não aproveitar para fazer um pick nik no parque ou numa praça local.
Os pontos turísticos mais interessantes são Big Ben , London Eye ( roda gigante), Tower Bridge, Trafalgar Square, Bunckingham palace, Hyde Park, Kensington garden onde existe uma linda estatua chamada Albert Memorial o da foto abaixo.


, Princesa Diana Memorial e também um jardim chamado Peter Pan , para quem viaja com crianças existe no Kensington Garden que fica localizado do lado de Hyde Park um parque infantil que foi construído em memoria da Princesa Diana , também ali perto as 10 AM todos os dias e possível ver a Troca dos Guardas , aconselho também a fazer um passeio de barco que sai desde a estaco de London Bridge e vai até o Greenwich Park onde esta o meridiano de greenwich esse passeio é melhor ser feito nos finais de semana já que também podem aproveitar e dar uma passadinha nas feiras locais onde vendem um pouco de artesanato e comida local. Um outro parque também muito famoso e localizado no centro de Londres é o Regent 's park onde na primavera é possível se apreciar a beleza dos jardins todo enfeitado de flores e dar um passeio de barco pelo lago.
E também não deixar de aproveitar a oportunidade por uma viagem imaginaria visitando os museus que são muitos ricos em historia como os a seguir: Natural Museum ( grátis e vale a pena deixar um dia só para ver este lindo museu), History Museum, British Museum( grátis ) , Madame Tussauds ( museu de cera).

O bairro de Candem Town é um bairro alternativo onde podemos encontrar uma variedades de roupas góticas e estilos alternativos como também desfrutar de uma linda paisagem e visitar um centro comercial onde vende muita coisa interessante e que só la podemos encontrar.
Para quem gosta de curtir baladas o Walk about é um bar Australiano muito famoso e para os amantes da musica brasileira o Barracuda é o mais famoso entre os brasileiros.
Bom termino aqui deixando um pouquinho do que se pode ver em londres e espero que possam desfrutrar desta bela cidade....

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Halloween


 A palavra Halloween em português seria o dia das Bruxas. Esta comemoração é tipica dos países Anglo-saxônicos como Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido e Irlanda tendo como base e origem as celebrações dos povos antigos. Existe um mito em relação ao nome desta festa que segundo os Celtas era Samhaim e que significava o fim do verão.
Já a Igreja católica dedicava um dia para festejar Todos os Mártires, passando depois a chamar-se Todos os Santos pelo papa Bonifácio. A origem pagã tem a ver com a celebração Celta o Samhaim e era conhecida como a festa dos mortos cuja festa era muito importante porque celebravam o que chamamos de céu e terra e diziam-se também que os espíritos dos mortos voltavam a seus antigos lares para guiar seus familiares até o outro mundo.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela inquisição com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos de fé .
Supondo que o por do sol do dia 31 de Outubro e 1° de Novembro ocorria a noite sagrada que no inglês significa Hallow evening – Hallowe'en - e ai a palavra Halloween . Hoje o Halloween seria o que chamamos de uma festa tradicional tipica a fantasia e mais popular entre as crianças, porque é um dia especial onde elas podem se disfarçar de monstros e fantasmas e esta festa é muito popular nos Estados Unidos onde as crianças vão batendo de porta em porta na casa dos vizinhos a procura de doces.